ANELÍDEOS
Características Gerais:
O filo Annelida apresenta 15 mil espécies, encontradas na água doce ou salgada e em solo úmido,estes são animais invertebrados (ou melhor,vermes), ou seja de corpo metamerizado, mole, cilíndrico e alongado segmentado de diversos anéis.
Apresentam simetria bilateral, são triblásticos, possuem: respiração cutânea, sistema digestório completo, sistema circulatório fechado (sangue corre dentro de vasos) com vários corações, um sistema nervoso ganglionar que compõe-se de dois gânglios cerebrais, e celoma uma cavidade que reveste a pele dos anelídeos e faz com que eles se movimentem,sistema excretor liberando amonicotélicos, estes tem um músculo longitudinal em cada anel (metâmero) que o ajudam a se movimentar e se sustentam a partir de uma cutícula.
Estas não tem olhos, apresentam células sensoriais que detectam a presença de luz. E demonstram em seus corpos, pelos duros, as cerdas, que funcionam como ganchos.
Classificação:
Oligoquetas: anelídeos que possuem poucas cerdas em seu corpo.
Poliquetas: anelídeos que possuem muitas cerdas em seu corpo, tem sexos separados e e vivem em ambientes aquáticos alguns apresentam brânquias.
Hirudíneos: anelídeos sem cerdas , tem duas ventosas, uma é para locomoção e fixação e a outra para sugar sangue, e são hermafroditas.
Reprodução:
A reprodução varia de espécie para espécie, algumas fazem sexuadamente e outras assexuadamente, a maioria dos anelídeos são hermafroditas, com exceção dos poliquetos que são dióicos,utilizam a fecundação cruzada e recíproca, assim eles se cruzam e se fecundam mutuamente.
Nos Poliquetos acontece a reprodução assexuada por Epitoquia, onde um átoco, categorizado por ser um organismo incapaz de fazer reprodução sexuada, dá origem a um organismo capaz de se reproduzir sexuadamente, no caso o epítoco.
Nos Poliquetos acontece a reprodução assexuada por Epitoquia, onde um átoco, categorizado por ser um organismo incapaz de fazer reprodução sexuada, dá origem a um organismo capaz de se reproduzir sexuadamente, no caso o epítoco.
No caso dos hermafroditas, como a minhoca, existe uma porção do corpo que auxilia na reprodução, o clitelo.
O clitelo é um anel mais claro que libera um muco que ajuda na fixação de duas minhocas no momento da fecundação.
Alimentação:
A alimentação dos anelídeos é variada, alguns se alimentam de sangue,(como as sanguessugas), outros de detritos orgânicos e vegetais misturados ao solo (como as minhocas) algumas sanguessugas podem ser predadoras e se alimentar de vermes, caramujos e larvas de insetos, além de matéria orgânica.
Comentários
Postar um comentário