CELENTERADOS
Características Gerais:
O filo dos celenterados (ou cnidários) compreende os corais, águas-vivas, anêmonas-do-mar, hidras e caravelas. Estes são os primeiros a apresentar um sistema digestório (incompleto) e cavidade gastrovascular, com uma única abertura que funciona como boca e ânus.
São animais aquáticos predominantemente de água salgada, são seres com simetria radial e são diblásticos ou seja, apresentam dois tecidos embrionários que são a endoderme e a ectoderme.
Podem ser sésseis ou se movimentam pouco, com um corpo cilíndrico com uma abertura na parte superior que corresponde a boca, são os pólipos, e outros podem ser medusas que tem a sua boca localizada na parte inferior e tem um corpo em formato de sino, ao redor da boca, também há cnidários que vivem em colônias, como os corais e a caravela-portuguesa onde cada indivíduo tem sua função, ambas as formas possuem tentáculos para a captura de alimentos.
ALIMENTAÇÃO:
Este filo possui cnidoblastos (ou cnidócitos), uma toxina que pode paralisar e matar pequenos animais, que servem de alimentos aos cnidários , esta é concentrada nos tentáculos. Quando um cnidócito é tocado, um fio se desenrola e sua ponta penetra na presa. As toxinas também podem causar queimaduras e provocar irritações.
O alimento ingerido pela boca se deposita na cavidade corporal onde a maior parte é digerida e absorvida, os restos não digeridos são eliminados pela boca.
REPRODUÇÃO
Os Celenterados podem fazer a reprodução assexuada quanto a sexuada, fazem a reprodução em alternância de gerações, ou seja, em uma geração fazem assexuada e em outra fazem sexuada.Na reprodução assexuada acontece por brotamento, como a reprodução das esponjas e na sexuada há a produção de gametas e há a fecundação do óvulo, onde forma um embrião que se torna uma larva móvel, que se fixa a um local e se transforma em um indivíduo parecido com os pais.


Comentários
Postar um comentário