Poríferos

                                   PORÍFEROS

                                Resultado de imagem para poriferos e bob esponja Diário de biologia

Características gerais:     

Também conhecido como porífera é o mais primitivo filo do reino animal composto pelas esponjas (espongiários) , animais sésseis, predominantemente marinhos (existem espécies de água doce), assimétricos ou com simetria radial.

Pertencentes ao "sub-reino parazoa, as esponjas não possuem tecidos, consequentemente não têm órgãos.

São sustentadas pelas espículas, que podem ser de cálcio, sílica ou fibra de espongina.

Alimentação:

Sendo animais fixos, obtêm alimento filtrando a água, que é absorvida por seus poros, circula por dentro dela através do movimento dos coanócitos (células que possuem flagelos) e é expelida pelo ósculo (cavidade na parte superior da esponja).
Os coanócitos também capturam a matéria da água e realizam uma digestão intracelular, distribuindo para o resto do corpo.

                                    Resultado de imagem para poros ósculo atrio e espicula slideplayer.com.br



Reprodução:

As esponjas podem realizar a reprodução tanto de maneira sexuada quanto assexuada.

Na reprodução sexuada, um indivíduo lança o gameta masculino flagelado na água, que nada até outra esponja, onde encontra um gameta feminino e o fecunda. Forma-se uma larva móvel que torna-se fixa após encontrar um lugar adequado para seu desenvolvimento.

Existem dois tipos de reprodução assexuada nesses animais: por brotamento ou por fragmentação.

-Na primeira cresce um broto no indivíduo, que se desprende e forma-se outro idêntico. Um grande número de brotos pode gerar uma colônia, com esponjas grudadas umas nas outras.

-Na segunda, por serem animais simples e possuírem uma alta capacidade de regeneração, ao arrancar um pedaço de um porífero, a parte original se regenerará e a parte arrancada fará o mesmo, formando assim outro indivíduo.



Comentários